quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

Coleção: Réplica do diário de Richard Croft

Graças à minha participação no programa de fansites oficiais da Crystal Dynamics, eu fui incluído no cadastro de blogueiros e influenciadores sociais da Warner Bros. e recebi gratuitamente este produto. Obrigado, Warner Bros.!

Certamente uma das adições mais sensacionais à minha coleção de Tomb Raider, esta é uma réplica do diário de Richard Croft utilizado no filme A Origem, oferecido como cortesia do estúdio Warner Bros. à todos os webmasters afiliados à Crystal Dynamics.

O diário possui um lindo acabamento rústico e veio dentro de um saco de estopa, tal qual um precioso artefato. A cereja no topo do bolo é a nota autografada pela Alicia Vikander.

sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

Goggins fala sobre seu papel como Mathias

Em entrevista ao portal IGN, o ator Walton Goggins falou sobre seu personagem, Mathias Vogel, o antagonista de Tomb Raider: A Origem. Uma imagem exclusiva pode ser conferida na fonte.

Como o segundo trailer revelou, Mathias está preso na ilha há sete anos, aparantemente trabalhando junto com a organização intitulada Trinity, em busca da tumba chamada de Mãe da Morte. Não sabemos as motivações de Mathias, mas o ator dá uma ideia de como ele foi parar lá.

"Sua inimizade, se existir, vem da raiva e frustração dos últimos sete anos de sua vida," o ator revela, acrescentando que Mathias "desperdiçou sua vida e se afastou de sua família, procurando por uma tumba para a qual o pai de Lara Croft tinha as coordenadas." Se Mathias está prestes a ter um surto, não se surpreenda, pois "ele está simplesmente exausto. Ele está pronto para ir embora, e fará o que for necessário para isso."

Goggins abordou o papel de maneira diferente. Ele não joga videogames, e, quando foi escalado para o papel, não fez questão de se familiarizar com a fonte. "Eu acho que a melhor maneira que eu poderia contribuir para o filme seria como alguém que não tivesse uma obrigação moral com a mitologia de Lara Croft, mas alguém que julga uma história pelos seus próprios méritos," ele explica.

O ator afirma que era mais importante entender como a vida de Mathias Vogel na ilha tinha sido até aquele momento, e que isso dispensava um conhecimento profundo do jogo. Considerando as grandes diferenças que podemos perceber entre TR2013 e o filme, é seguro dizer que essa é uma decisão válida e, talvez, até mesmo sábia.

Descobriremos em 15 de março, quando o filme estrear em território nacional.

[ Fonte: IGN ]

segunda-feira, 22 de janeiro de 2018

Comerciais de TV de Tomb Raider: A Origem



Na cola do segundo trailer de Tomb Raider: A Origem, reboot cinematográfico da franquia, a Warner Bros. publicou duas versões mais breves, destinadas à promoção do filme em anúncios de televisão. Nos Estados Unidos, tiveram sua primeira transmissão durante um importante evento esportivo no final de semana.

Apesar de não trazerem grandes revelações propriamente ditas, algumas novas cenas podem ser rapidamente vistas. Com o filme previsto para estrear em menos de dois meses, acredito que agora veremos uma campanha de marketing mais intensa, o que pode, por consequência, resultar em possíveis spoilers...

Webgame promocional para filme Tomb Raider

Jogue 'Escape the Tomb Game' agora!
Junto à última leva de material promocional de Tomb Raider: A Origem, a Warner Bros. publicou um minigame online compatível com o aplicativo social Snapchat (?!). Para os eremitas entre nós, felizmente, é possível desfrutar do  Escape the Tomb Game através de seu navegador.

O jogo é bastante simples e curto, vale a pena conferir rapidamente enquanto ele ainda está disponível. Usuários do Snapchat podem liberar um filtro temporário ao completar o minigame a partir do aplicativo.

Lembrando que não é o primeiro webgame assim, tivemos um para Underworld, 10 anos atrás, e mais recentemente um para Rise of the Tomb Raider. Os dois serviam como um passatempo para liberar pequenos extras, como papeis de parede ou cartas de expedição, no caso de RTR.

sábado, 20 de janeiro de 2018

2WEI publica remix de Survivor na íntegra


O segundo trailer de Tomb Raider: A Origem estreou na última quinta-feira e veio acompanhado de um novo remix da faixa Survivor, da antiga banda Destiny's Child. Vale ressaltar que a versão original da música é notavelmente mais longa e sua letra teria pouco em comum com Lara Croft.

Este remix, feito exclusivamente para o trailer pelo estúdio 2WEI Music, retém apenas os poucos trechos relacionados à palavra "sobrevivente." O estúdio é responsável por uma grande variedade de faixas e remixes, e compartilhou esta versão completa em seu canal no YouTube. É cedo para dizer, mas eu gostaria de acreditar que possa vir a ser um caso similar à Come Together.

Death Battle: Lara Croft x Jill Valentine


E nossa aventureira máxima volta a enfrentar personagens de outras franquias em duelos até a morte. Parte da subsérie Death Battle Exhibitions, este vídeo é feito usando recursos mais simples. Ao invés de modelos tridimensionais, como no confronto contra Nathan Drake, os vídeos são feitos utilizando sprites característicos de gerações passadas.

No caso de Jill Valentine, uma das principais personagens da série Resident Evil, seus sprites vêm diretamente de Marvel vs. Capcom 2: New Age of Heroes. Já os sprites de Lara Croft foram construídos pela comunidade da engine MUGEN.

quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

Segundo trailer de Tomb Raider: A Origem


Parece que já se passou uma eternidade desde que o primeiro trailer de Tomb Raider: A Origem foi lançado, mas a espera certamente valeu a pena. Preste especial atenção às cenas inspiradas pelo jogo, como a praia e, especialmente, a sequência de paraquedas. Sensacional!

O novo trailer dá novas dicas da história, inclusive mostrando um pouco da rotina de Lara como uma garota mensageira no caótico trânsito de Londres, e não deixa sombra de dúvidas quanto a relevância de Richard Croft. Eu particularmente não estou incomodado com isso, e a diferença na abordagem é palpável em comparação a Lara Croft: Tomb Raider, de 2001.

Por fim, a título de curiosidade apenas, a música é um remix de Survivor, de Destiny's Child.

[Atualizado às 21:50:] Substituí o trailer pela versão legendada. Uma versão dublada pode ser conferida no portal Omelete.

sexta-feira, 12 de janeiro de 2018

Site oficial da Tomb Raider Suite está no ar

[Atualizado em 14/01/2018:] Confirmada a data para lançamento do álbum: primeiro de maio!

O website oficial da Tomb Raider Suite finalmente está online. Além de informações sobre o projeto, incluindo integrantes da equipe e até mesmo relatos de fãs que participaram das gravações, o portal funciona como uma loja onde você pode comprar praticamente todos os agrados antes oferecidos pela campanha de financiamento coletivo.

Existe uma grande diferença, porém. A arte da capa da versão Kickstarter era exclusiva, mas isso não chega a ser um problema, uma vez que a nova arte é tão bonita quanto, e está disponível nas mesmas três versões: estojo simples, de luxo e vinil.

Os pacotes mais caros da campanha incluiam jantares especiais com Nathan McCree e companhia, e o site detalha melhor esses programas. De maior interesse para nós é saber que uma prévia exclusiva do documentário The Making of the Tomb Raider Suite será exibida, confirmando que ele de fato existirá. Suponho que, quando finalizado, será comercializado pelo próprio portal.

Por fim, as pré-vendas possuem uma estimativa de entrega para maio de 2018. Falta pouco...

quarta-feira, 10 de janeiro de 2018

Performance de medley musical da série Go


Na verdade, o medley apresentado neste vídeo — um trecho da Montréal Video Game Symphony — compreende todos os jogos da Square Enix Montreal, e não apenas a trilogia Go. Em ordem de aparição: Hitman Sniper, Hitman Go, Lara Croft Go e, por fim, Deus Ex Go. Confira!

domingo, 7 de janeiro de 2018

Cenas em CG de Tomb Raider 2 remasterizadas


No final de 2016, quando a franquia Tomb Raider celebrava seu vigésimo aniversário, o fã LeonDeka compartilhou com o público um projeto especial: numa minuciosa edição, quadro por quadro, ele havia remasterizado todas as cenas em computação gráfica de TR1 em 1080p.

Agora, esse tratamento foi estendido ao segundo jogo da série. O impressionante trabalho pode ser conferido no canal do autor, mas ele também disponibilizou o material para download direto. Fantástico!

sexta-feira, 5 de janeiro de 2018

Antiga entrevista sobre o Tomb Raider CCG

Entendo que o Tomb Raider CCG talvez não seja tão popular quanto eu gostaria (acredito que não tenha sido em 1999, muito menos nos dias de hoje), mas, nos últimos meses, estive particularmente engajado em reaprender e redescobrir tudo que podia sobre ele. Boa parte do conteúdo que um dia já existiu foi perdido, o que é uma lástima.

Hoje, trago a tradução de uma sessão de perguntas e respostas publicada pela editora Precedence e resgatada graças à Wayback Machine. O designer Mike Hummel, responsável pelas expansões Slippery When Wet e Big Guns, revela algumas informações interessantes, mas infelizmente o CCG veio a ser cancelado logo em seguida.

Como eu sempre digo, minhas traduções visam uma leitura facilitada e dinâmica, mas sempre respeitando o contexto original. Se você domina o idioma inglês (e considerando que o próprio CCG exige isso), por favor, confira o artigo original.

[ * * * ]


[NT: Para contextualizar, essa sessão de perguntas e respostas aconteceu após o lançamento da primeira expansão, Slippery When Wet, portanto Big Guns estava em desenvolvimento e o futuro ainda parecia promissor.]

Adicionar locais com água e um medidor de ar realmente impactou o jogo! Que outras mudanças assim veremos no futuro? Que tipo de evolução será dado às regras?

Sim, certamente o jogo evoluirá conforme novas expansões forem publicadas. Big Guns será lançada apenas através de boosters, então tentamos minimizar novas regras para que elas coubessem na checklist oficial, de apenas uma página. Essas novas regras incluem personagens iniciais de Poder 2 e 3. Eles servem para jogos em cenários avançados, como Atlantis, Shipwreck, ou Explore the Depths. De forma resumida, eles possuem habilidades avançadas ao custo de não permitirem bônus cedidos por upgrades que podem ser lançados em personagens de Poder 1.