quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Informações de Rise oriundas da Gamescom

A Gamescom só termina no domingo, mas, após a apresentação de Rise of the Tomb Raider, que incluiu um novo trailer de gameplay, a mídia especializada deslanchou uma série de artigos cobrindo diferentes aspectos do jogo. A seguir, uma síntese com as informações mais relevantes.

A área mostrada na demonstração, cercada de montanhas, é chamada Geothermal Valley. De acordo com o diretor Brian Horton, ela é três vezes maior do que qualquer outra área que eles já construíram anteriormente.

A jogabilidade é vastamente mais do mesmo, e o sistema de "fluid cover" foi aprimorado para incorporar os novos elementos de furtividade (como se esconder em arbustos). Portanto, tudo ainda é contextual: se existir uma ameaça na área, Lara vai reagir automaticamente. A ideia por trás das estratégias de guerrilha é encorajar a criatividade do jogador, permitindo formas variadas para abordar os inimigos.

Entre as novas habilidades de Lara, uma que foi mencionada mas não exibida diz respeito a improvisar bombas com cogumelos e plantá-las no cadáver de um inimigo – quando outro soldado for investigar, será surpreendido pela nuvem de toxina. Também sobre as habilidades, é dito que terminar a campanha não será o suficiente para destravar todas, então caberá a cada jogador adquirir as habilidades que mais condizam com seu estilo de jogo no decorrer da mesma.

Como já sabemos, nem tudo é combate. A tumba na Síria era parte da demonstração jogável para a imprensa e, de acordo com relatos, a maior ameaça eram as armadilhas. O puzzle mencionado para essa tumba em particular envolvia inundar a área para atingir andares mais altos. Familiar?

Alguns poucos detalhes sobre a história surgiram. A mitologia de Kitezh será entrelaçada com a do imortal Koschei (devidas licenças criativas foram tomadas para esse fim). Antes de morrer, o pai de Lara estava pesquisando essa suposta imortalidade, e seus registros são o ponto de partida para Lara. O amigo @LodairJunior traduziu este artigo na íntegra para o portal Croft World, confira.

De acordo com o diretor executivo da Square Enix, Phil Rogers, o contrato de exclusividade com a Microsoft não deve ser visto como qualquer tipo de indicativo quanto ao futuro da franquia: cada caso é analisado individualmente e sempre é uma decisão difícil.

A polêmica em torno de RTR ainda é grande, mas ele garante que acreditavam ser o melhor para a franquia no momento e que a Microsoft sempre apoiou a direção tomada com TR2013. Phil Spencer, diretor da divisão Xbox, volta e meia menciona que gostaria de ter um concorrente de peso contra Uncharted, então é fácil ligar os pontos aqui.

Mais interessante que isso, porém, é que Rogers mencionou "trilogia" durante a entrevista. Ninguém se surpreende com a inevitabilidade de uma continuação após RTR, afinal a franquia reconquistou seu lugar ao sol após o reboot.

Por fim, o segundo pôster da série limitada, com o tema "Tombs", entrou em circulação no evento. Nos próximos meses, devemos ser contemplados com "Guerrilla Combat" e "Lara's Journey". Ah, sim, para aproveitar este recapitulativo, o vídeo de produção exibido na E3 pode ser conferido em direct-feed aqui, e um comercial já está no ar na TV americana, embora ainda não tenha sido liberado pela Crystal Dynamics em boa qualidade.

[ Fontes: Kotaku | GameSpot [+Brutal] [+Myths] [+Sequel] | IGN ]