quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Distribuição digital abrange toda a série

Esta postagem, na verdade, tem um propósito duplo. A primeira para deixar aqui registrado que os principais jogos da franquia Tomb Raider podem ser encontrados em plataformas de distribuição digital para PC. A segunda, bem, não tenho como dizer que me agrada, mas de certa forma não me oponho totalmente à ideia...

Através da Steam, além de Lara Croft and the Guardian of Light, que só pode ser adquirido legalmente desta forma, todos os jogos da Crystal Dynamics estão disponíveis: Legend, Anniversary e Underworld. Todos a preços simbólicos, variando entre 10 e 20 USD cada. Isso desconsiderando-se completamente as incontáveis promoções que a Steam faz. Quando eu finalmente adquiri LCGoL, estava sendo vendido por apenas 25% do valor original, sem contar que a oferta também era válida para todos os pacotes de conteúdo adicional.

Já o serviço Good Old Games incluiu em seu catálogo a antologia da série. O tenebroso Angel of Darkness é vendido separadamente, enquanto os demais jogos da Core foram agrupados em dois conjuntos: um com a trilogia original e outro com The Last Revelation e Chronicles. Cada pacote é vendido por 10 USD e acompanha alguns extras. Eu não sou usuário do serviço e, como já possuo os jogos em mídia física, não vejo grande vantagem em adquirir os mesmos neste formato - o que também é valido para os jogos da Crystal, e até hoje me lamurio por LCGoL não ter recebido uma tiragem (limitada, que fosse) física.
Esta arte foi feita por um fã, mas eu certamente adoraria ter essa caixa em minha coleção...
Agora, a parte da postagem que tem me perturbado ultimamente. Embora eu ainda não tenha lido ou ouvido confirmação oficial em lugar algum (e, devo admitir, não tenho prestado muita atenção), supostamente a versão para PC do novo Tomb Raider será distribuída apenas em formato digital. Essa é uma faca de dois gumes: por um lado, eu, como colecionador, acho isso terrível. Obviamente vou adquirir as versões físicas para PlayStation 3 e Xbox 360, mas sempre considerei PC como a plataforma referência para coleção (especialmente para edições especiais). Em contrapartida, como um jogador radicado no Brasil das greves, vai ser excelente adquirir o jogo através do Steam e poder jogá-lo legalmente no lançamento -- sem contar que a aquisição dos possíveis pacotes de expansão será muito mais simples. Eu já tenho férias programadas para a época (que coincide com meu aniversário, como já mencionei) e ter a certeza de poder desfrutar do jogo é ótimo.

O que me entristece é que o jogo não ficará ali, na coleção, e embora essas plataformas digitais sejam ótimas hoje, como ter certeza de como serão daqui há 5 ou 10 anos? É uma tendência crescente, mas qual a nossa garantia quanto a estabilidade e disponibilidade destes serviços a longo prazo? De qualquer forma, não vou perder as esperanças ainda e continuarei torcendo para que exista ao menos uma tiragem física, para colecionadores, da versão PC.