domingo, 21 de fevereiro de 2016

Ferramenta viabiliza TR original no Windows

Chega a ser difícil acreditar, mas já se passaram quase 20 anos desde que o Tomb Raider original chegou ao mercado. Muita coisa aconteceu de lá para cá, especialmente em termos de hardware e sistemas operacionais, o que acabou causando uma certa obsolescência a esse clássico.

Simplesmente inserir o seu disco original em um computador relativamente moderno não será o bastante para rodar o jogo, mas, claro, alternativas existem — algumas legais, outras nem tanto. Até hoje, eu estava convencido que Glidos era a solução mais simples e eficaz, mas fico feliz em saber que existe uma nova maneira.

A nova ferramenta, chamada de GLRage, na verdade faz uso de um patch gráfico oficial do jogo, disponibilizado para placas de vídeo ATI na época. O GLRage não modifica o arquivo executável diretamente, o que permite editar certos aspectos do jogo sem comprometer os arquivos em si.


Glidos

GLRage

Compare as imagens acima. Usando um monitor de resolução 16:9, observe que o Glidos não conta com um modo widescreen verdadeiro (rodando a 1600x1200 ao invés), e como resultado certos elementos, como barras de vida e oxigênio, não são visíveis. Ademais, o GLRage permite alterar brilho e cor d'água, o que deixa o jogo com um aspecto mais próximo da versão PlayStation.

Não conferi todo o jogo com essa nova ferramenta ainda, mas considerando-se que é gratuita e engloba tantas melhorias — inclusive a sempre ausente trilha sonora completa —, acredito que pode vir a se tornar referência daqui para frente. Num futuro próximo, tentarei oferecer aqui no blog um tutorial simples e objetivo para sua instalação.