terça-feira, 17 de junho de 2025

Últimos dias da campanha de Crypt of Chronos

A campanha para financiamento coletivo de Crypt of Chronos foi um sucesso inesperado, acredito, uma vez que o projeto atingiu sua meta inicial de GBP 20 mil em questão de minutos. Atualmente, faltando cerca de uma semana para o término, um montante de GBP 185 mil(!) já foi atingido.

Isso significa que diversas metas adicionais já foram batidas. Eis uma relação de extras confirmados até o momento:
  • Marcadores plásticos de barulho e de discrição
  • Cubos marcadores em formatos de tesouro
  • Seis paineis da Mansão Croft
  • Cartas produzidas em papel de qualidade superior
  • Seis cartas de relíquias (mecânica adicional)
  • Caixa maior para armazenar jogo e todos os extras
  • Uma nova carta de arma
  • Miniatura de Winston
  • Três cartas de relíquias adicionais
  • Regras adicionais para inimigos
  • Uma nova carta de traje
  • Três paineis adicionais da Mansão Croft
  • Marcadores plásticos para o modo campanha
  • Três cartas de relíquias adicionais para a expansão "Legendary Bosses"

Muitos desses extras estão relacionados entre si: a Mansão Croft, por exemplo, funcionará como um epílogo, onde você provavelmente encontrará Winston, e arma e traje também serão disponibilizados nessa missão, ao menos no modo que segue uma série de capítulos com posicionamento de paineis e objetivos pré-determinados.

O grande problema para nós, que moramos no fim do mundo e não podemos participar da campanha, é que nenhum desses extras estará incluso na versão que será disponibilizada no mercado geral no futuro. Quem apoiar o projeto pela campanha receberá todos esses extras gratuitamente; e nós precisaremos contar com a sorte para que ao menos sejam comercializados separadamente no futuro...

Além disso, durante uma exposição de jogos de tabuleiro na Inglaterra, uma impressão 3D gigante da miniatura de Lara chamou a atenção de muitos visitantes. Assim, a fabricante dos jogos de tabuleiro adicionou um extra aos apoiadores interessados: por USD 55 é possível adquirir uma réplica de resina, sem pintura, da figura medindo 20cm de altura. E sim, trata-se de uma tiragem limitada e exclusiva para a campanha.
 
Por fim, quero aproveitar para destacar que, em uma das atualizações, eles compartilharam uma prévia do livro de aventuras. Pelo que li do livro de regras, não parece um jogo difícil mesmo que caiba a você controlar todas as entidades em jogo em turnos alternados; e o livro de aventuras agora nos fornece uma amostra do que esperar. Isso se nós conseguirmos pôr as mãos no jogo, é claro... 
 
[Postagem escrita em 18/06/2025.]

sexta-feira, 6 de junho de 2025

U2 remasteriza single de Elevation

Pesquisando por possíveis novidades de Tomb Raider no catálogo da Amazon, por acaso tomei conhecimento do single remasterizado de Elevation, música-tema de Lara Croft: Tomb Raider composta pela banda irlandesa U2. 
 
A remasterização, lançada exclusivamente em formato digital e disponível em variadas plataformas de streaming, conta com a versão oficial da canção bem como cinco remixes, acompanhadas de outras canções da banda para atingir o montante simbólico de dez faixas. Aparentemente, é mais uma etapa em um trabalho contínuo da banda para restaurar composições de outrora.
 
Curiosamente, está disponível desde agosto do ano passado...

quarta-feira, 4 de junho de 2025

Feliz aniversário, Angelina Jolie!

Não costumo tietar as atrizes que deram vida à nossa arqueóloga favorita por aqui, mas sinto que nesse caso é quase que uma necessidade. Angelina Jolie, que garantiu seu lugar permanentemente em nossos corações ao estrelar Lara Croft: Tomb Raider em 2001, celebra seu aniversário de 50 anos na data de hoje!

Já se passaram mais de duas décadas desde que ela calçou as botas da personagem, mas é inegável que a personagem e a atriz se encontraram de tal forma que é difícil falar de uma sem citar a outra. E, tenho certeza que já comentei por aqui no blog em diversas ocasiões, mas o filme pode muito bem ter sido responsável por moldar a atriz no exemplo de mulher que ela veio a se tornar.

Durante as gravações do primeiro filme, ela conheceu o Camboja e testemunhou crises humanitárias bem diferentes da realidade na qual vivia. Nos meses seguintes, tornou-se uma embaixadora das Nações Unidas e voluntariou-se a visitar abrigos de refugiados de guerras ao redor do mundo, oferecendo apoio além de dinheiro. Angelina deixou esse cargo recentemente, em 2022, após mais de 60 missões de campo, e passou a trabalhar diretamente com organizações dirigidas por pessoas atingidas por esses conflitos. 

Angelina não tem participado em muitos filmes em anos recentes. Ela atuou em Eternos e Aqueles Que Me Desejam a Morte, ambos de 2021, e, mais tarde, protagonizou Maria Callas e dirigiu e co-escreveu Without Blood em 2024. Boas opções para você celebrar essa data não faltam.

[Postagem escrita em 05/06/2025.]

quarta-feira, 28 de maio de 2025

Trailer promove bundle de I-VI Remastered

 
Se por algum motivo você não adquiriu as recentes remasterizações de Tomb Raider, saiba que um pacote, devidamente intitulado I-VI Remastered, está disponível e contempla os seis jogos da saga clássica da Core Design.

Para promover esse novo pacote digital, o trailer acima foi divulgado, remixando cenas dos trailers antigos. É curioso que muitos dos ambientes exibidos nesses clipes sofreram extensivos retoques e possuem um visual completamente diferente após os patches de atualização, mas vamos relevar.
 
Uma edição física não foi anunciada, mas suspeito que seja apenas uma questão de tempo, considerando o histórico recente. Por ora, fica o registro como mera curiosidade.

[Postagem escrita em 30/05/2025.]

terça-feira, 27 de maio de 2025

Crypt of Chronos atinge financiamento inicial

 
A campanha para financiamento coletivo de Crypt of Chronos, novo jogo de tabuleiro oficial de Tomb Raider, iniciou-se na manhã desta terça-feira e atingiu sua meta inicial, de GBP 20 mil, em menos de 20 minutos!

Ao contrário das campanhas anteriores, essa aqui é bastante linear, já que existem apenas dois níveis de apoio. Com "The Crypt of Chronos" por GBP 45, você garante o jogo base e mais todas metas estendidas que forem atingidas. E "The Tomb Raider", por GBP 115, você recebe o conteúdo do pacote anterior e mais quatro expansões e acessórios extras que podem ser adquiridas separadamente:
 
"Dinosaur Enemies" (GBP 20) traz cinco criaturas novas, inclusive um tiranossauro como chefe; "Legendary Bosses" (GBP 20) traz quatro chefes inspirados pela mitologia grega; "Deluxe Tomb Dice" (GBP 10) oferece dados decorados; e o "Kairos Playmat" (GBP 35) é um mapa de neopreno medindo 75cm x 75cm com espaços definidos para todos os componentes em jogo. 
 
Além da conversão monetária, mantenha em mente despesas de frete e impostos de importação. Para nosso desespero, porém, existem diversos locais para os quais a campanha não realizará o envio, e, surpreendendo zero pessoas, América do Sul está nessa lista. Que maravilha.
 
Tanto na seção de perguntas frequentes como nos comentários, os desenvolvedores dizem que apoiadores receberão o jogo antes dele chegar às prateleiras e alguns dos itens — nominalmente, as metas estendidas — serão exclusivas para o Kickstarter. Ou seja, no futuro distante, talvez teremos a oportunidade para adquirir o jogo, e suas expansões, através de lojas online que realizam envio internacional.

As metas estendidas já reveladas incluem componentes de plástico ao invés de papelão, peças de cenário da Mansão Croft (incluindo uma possível miniatura de Winston), uma nova arma, e um sistema secundário de progressão sob a forma de relíquias. Através da página da campanha também podemos fazer download de uma versão preliminar do manual de regras; ainda não tive oportunidade para ler, mas espero comentar por aqui em breve.

Para os apoiadores sortudos de terem nascido em países de primeiro mundo, o jogo e demais recompensas da campanha têm envio previsto para fevereiro de 2026.

[Postagem escrita em 31/05/2025.]

segunda-feira, 26 de maio de 2025

Fã compartilha belo tributo à Mansão Croft

 
Calvin Williams compartilhou em seu canal do YouTube o fantástico tributo à Mansão Croft que você pode conferir acima. Certifique-se de assistir em tela cheia e na melhor qualidade possível, pois a quantidade de referências e easter eggs é de encher os olhos (e coração) de qualquer fã.
 
Imperdível!

terça-feira, 20 de maio de 2025

Edição Deluxe de IV-VI Remastered é revelada

Há duas semanas, a Limited Run Games revelou a edição de colecionador de IV-VI Remastered. Entre ontem e hoje, diferentes lojas ao redor do mundo passaram a listar em seus catálogos a edição Deluxe dessa coletânea, a ser lançada em setembro deste ano.

Ela segue exatamente o mesmo formato que sua equivalente de I-III Remastered: o disco do jogo, em uma caixa externa exclusiva, acompanha um steelbook, um livreto contendo mapas dos níveis, e um disco contendo os "Greatest Hits" da trilha sonora. Essa edição estará disponível apenas para Switch e PlayStation 5, mas não encontrei uma listagem americana para identificar o preço.

Novamente, resta torcer para que a curadoria da trilha sonora seja adequada desta vez, e ainda não sabemos se será diferente da trilha que estará na edição de colecionador — sequer temos esse conhecimento sobre as diferentes versões da trilha de I-III, haja visto que sua respectiva edição de colecionador ainda não foi lançada.

O jogo básico em mídia física deve ser comercializado normalmente nas versões Switch, PlayStation 4 e PlayStation 5. Ou seja, versões para Xbox e PC somente existirão através da Limited Run Games, cujo período para reservas está aberto até a metade do próximo mês.

sábado, 17 de maio de 2025

Pinturas Obscuras de AOD em alta resolução

Representando um dos elementos-chave para a trama de Angel of Darkness, a série de Pinturas Obscuras será oficialmente disponibilizada em formato físico pela primeira vez com a vindoura edição de colecionador de IV-VI Remastered.

Entretanto, nossa realidade de cidadãos de terceiro mundo dificulta essa aquisição, e canso de repetir isso por aqui. Conversão monetária obscena, custos de frete internacional, impostos abusivos... Razões para não seguir com esse tipo de aquisição certamente não nos faltam!

Pois bem, algum tempo atrás o usuário ModdingAom compartilhou na comunidade r/TombRaider as artes na melhor resolução que já vi até o presente momento. Ele não cita a fonte, mas suspeito que sejam as próprias texturas jogo aprimoradas com upscaling de inteligência artificial.


Eu nunca escondi meu desdém pelo jogo em si, mas segue abaixo um resumo de informações retiradas do próprio jogo para dar um contexto maior a esta postagem.
 

segunda-feira, 12 de maio de 2025

Mesas de pinball de Tomb Raider feitas por fãs

 
Precisei admitir derrota. Instalar esses avançados simuladores de pinball virtual se provou um processo complexo demais para minha capacidade simplória. Cerca de cinco anos atrás, tive melhor sucesso com as duas mesas que estavam disponíveis na época, conforme relatei aqui no blog.

Ainda naquela postagem, eu citava que uma terceira mesa estava sendo desenvolvida, mas ao invés de usar o simulador Future Pinball, ela estava sendo construída para o software Visual Pinball. A instalação depende de diversos componentes extras, porém, e mesmo recorrendo a um arquivo que supostamente traria tudo que era necessário, me encontrei com diversos erros no processo e vergonhosamente levantei minha bandeira branca.

Dito isso, especialmente considerando que finalmente temos um pinball licenciado de Tomb Raider a caminho, acho válido e necessário compartilhar aqui pelo blog a existência dessas outras duas mesas feitas por fãs: A Survivor is Born, e Tomb Raider
 
 
Agradecimentos especiais ao canal IvanTBA pelos vídeos.

domingo, 11 de maio de 2025

Tomb Raider: Solitaire Card Game PNP

Este é um projeto sem fins comerciais e sua monetização é estritamente proibida.
 
O grande fator que fez com que Batalha pelo Tesouro demorasse tanto a, literalmente, sair do papel foi fundamentalmente social. Com o passar do tempo, estão cada vez mais escassas as oportunidades para reuniões de família e afins, e, além disso, os mais jovens, que tinham maior disposição de tempo e interesse para ajudar, cresceram...

Assim sendo, ainda na época tinha atribuído a mim mesmo que deveria fazer algo que pudesse ser jogado sozinho. Inicialmente, teria buscado um jogo de dados para usar como base, mas enquanto navegava uma extensiva lista de jogos PNP para jogadores solitários, procurei por algo que pudesse ser facilmente adaptado e que, portanto, não dependeria de desenvolvimento ou testes adicionais.

Com essa mentalidade, encontrei uma excelente oportunidade em Castle Wolfenstein: Solitaire Card Game. Por si, já se tratava de uma adaptação de um jogo de computador, e a própria comunidade já desenvolveu versões alternativas tematizadas em Doom e em Duke Nukem (todas disponíveis no link acima, bem como regras originais em inglês). Esses três jogos têm um fator em comum: são jogos de tiro em primeira pessoa, onde você deve apenas atirar em tudo que se mexe.
 
Cogitei acrescentar uma camada extra para agregar um maior contexto ao universo de Lara Croft, como mecânicas adicionais para artefatos ou afins, mas me contive. Portanto, o Tomb Raider: Solitaire Card Game usa exatamente as mesmas regras que os jogos acima citados — e as cartas não apresentam termos impressos, podendo ser usadas por falantes de qualquer idioma.
 
Neste SCG, seu objetivo é eliminar seis chefes, recorrendo à cartas de ataque e de suporte que encontrar, além de enfrentar inimigos menores no caminho. É rápido de aprender e de jogar, mas não pense que sua vitória é garantida pois a ordem nas quais as cartas surgem que determinará o rumo do jogo.
 

sábado, 10 de maio de 2025

Coleção: Disco promo de Presenta, mais Tubbz

 
Apesar das constantes adversidades da vida, insisto em tentar manter minha coleção de Tomb Raider na ativa. Além da conversão monetária, as mudanças nas burocracias de importação implementadas ao longo dos últimos anos desestimulam, quase que totalmente, a aquisição de novos itens, principalmente aqueles com preços marginalmente maiores. Mesmo os itens acumulados nessa postagem, que qualquer residente de um país de primeiro mundo zombaria pois juntos sequer representam o troco de pão deles, precisaram de muito planejamento financeiro.

Mas, vamos lá. Eu descobri um easter egg (pelo menos, até então, não havia visto qualquer relato ou comentário sobre) na Tubbz de TR2013: a hora estampada no relógio de pulso é 3:05:13 — no formato estadunidense de data, corresponde a 5 de março de 2013, data de lançamento original do reboot. Já a Mini é, de fato, minúscula, medindo cerca de 4cm de altura.

O disco promocional de Lara Croft Presenta está entre as aquisições mais injustificáveis de minha coleção. Ele conta com apenas cinco faixas, quatro das quais estão presentes na compilação espanhola, e a quinta é, literalmente, um anúncio promocional, mixando trechos das demais faixas e intercalando-as com o chamado de um locutor. Saiu caro, objetivamente falando, mas por ora era o último disco que eu estava acompanhando de longe.

E, por fim, com recomendação da colega Keli R., tomei conhecimento do Hospital das Bonecas que é especializado em conserto e reparos de brinquedos. Como relatei alguns meses atrás aqui no blog, alguns dos acessórios de minhas figuras Tonner estavam, literalmente, se desfazendo, então fiz um teste e enviei as botas da customização de Angel of Darkness e a mochila oficial de Anniversary.
 
O resultado final ficou excelente, diga-se de passagem, mas como eu não quis enviar a boneca junto, lamento em dizer que não consigo calçar as botas na figura por conta da costura no calcanhar. Não é um problema pois, como já relatei repetidas vezes, estou ficando velho demais para esse tipo de hobby. Por vezes, chego a pensar que sou um mero acumulador e não mais um colecionador.

sexta-feira, 9 de maio de 2025

DBD receberá novos trajes de Lara Croft


Durante a transmissão dedicada ao nono aniversário de Dead by Daylight, entre outras novidades para o jogo em si, recebemos a notícia de que o crossover com Tomb Raider será expandido com a adição de dois novos trajes para a aventureira sobrevivente!

Apenas um deles foi exibido, trazendo o infame estilo "unificado" ao jogo (que, até então, contava apenas com trajes da trilogia Survivor). O segundo traje não foi exibido, mas os desenvolvedores afirmam que ele é facilmente reconhecido por fãs da garota.

Essa nova dose de conteúdo será disponibilizada em 5 de agosto. Como de costume, atualizarei as postagens relevantes aqui no blog (trajes e itens) na ocasião. E continuarei torcendo por um suéter natalino cafona...

quinta-feira, 8 de maio de 2025

Pinball FX receberá mesas de Tomb Raider!


Um de meus sonhos de longa data finalmente tomará forma: o crossover Tomb Raider × Pinball FX levará nossa saqueadora de tumbas favorita a duas incríveis mesas virtuais de pinball! O lançamento deste DLC tematizado ocorre em 19 de junho. O conteúdo será pago, mas o jogo por si é gratuito.
 
A mesa Adventures of Lara Croft combina elementos de diversas aventuras de Lara, como Peru, Egito, China e Tibet, além de inserir surpresas como inimigos de Legend em um dos minigames de tiro ao alvo e o anúncio cita "momentos da saga Survivor". Nessa mesa, a protagonista surge usando o dito visual unificado que temos visto na maior parte dos crossovers e em alguns colecionáveis.

Secrets of Croft Manor é ambientada na titular Mansão Croft, que não usa necessariamente aspectos de quaisquer das versões que conhecemos mas me parece mais similar ao estilo visto em Rise e Shadow. A aventureira usa a variante Croft Fitness de seu traje de treinamento, reforçando essa teoria.
 
Não sabemos ainda quem é a dubladora, mas muitas das falas usadas no trailer são frases copiadas diretamente dos jogos da saga, tornando esse um prato ainda mais cheio para os fãs que se permitem desfrutar das coisas. Eu certamente não vejo a hora de jogar!

Curiosamente, alguns dias atrás eu estava tentando instalar em meu sistema um simulador de pinball para conferir — e catalogar — uma nova mesa feita por fãs que foi disponibilizada em meados do ano passado. Tentarei fazer isso no final de semana para aproveitar esse anúncio.

[Atualizado em 09/05/2025:] As mesas estarão disponíveis em diferentes simuladores de pinball: para PC e consoles através do já citado Pinball FX; para smartphones, Zen Pinball World; para realidade virtual, Pinball FX VR; e, por fim, para máquinas digitais de pinball com o sistema Legends Pinball 4KP.

terça-feira, 6 de maio de 2025

Confira edições físicas de IV-VI Remastered

A Limited Run Games, em parceria com a Crystal Dynamics, revelou hoje as vindouras edições físicas de IV-VI Remastered, incluindo uma nova edição de colecionador. Como prática costumeira da loja, o período para fazer as encomendas será restrito entre 13 de maio e 15 de junho, com envio previsto para outubro (ou janeiro, para a edição de colecionador).

A edição padrão será listada por USD 30 e conta com versões para PlayStation 4, PlayStation 5, Nintendo Switch, e Xbox (One e Series). Já a edição de colecionador custará USD 80, com a opção exclusiva de versão para PC além das já listadas acima, e contemplará os seguintes itens: caixa em formato trapezoidal, litografias das cinco Pinturas Obscura, chaveiro metálico das pistolas, pequenos broches dos artefatos Amuleto de Hórus e Íris, e uma trilha sonora "selecionada" em CD.
 
A edição está mais próxima da edição de colecionador da Lara Croft Collection do que da de I-III Remastered, honestamente falando, e o único real apelo para mim estaria na trilha sonora (e talvez no chaveiro). Não vou arriscar importar, considerando o que aconteceu na última vez que tentei comprar diretamente pela LRG, mas vou ficar de olho em possíveis oportunidades...

Neste momento, porém, fica a dúvida: teremos uma edição especial mais acessível, tal qual a Deluxe? E igualmente importante, a mídia física comum estará em circulação posteriormente, ou será restrita a essa loja? Lembrando que a versão básica de I-III para Xbox existia apenas pela LRG e circula por preços obscenos em comparação às demais versões. Seria cômico se não fosse trágico.

sábado, 3 de maio de 2025

Escudinhos para futebol de botão do "Croft FC"

Este é um projeto sem fins comerciais e sua monetização é estritamente proibida.
 
Como já determinamos repetidas vezes, sou uma pessoa com muitas questões. Muitas, mesmo.
 
Essa ideia lúdicra surgiu enquanto eu aguardava a impressão de outro projeto no prestador de serviço local e, de relance, vi um pai e seu filho observando uma cartela de pequenos adesivos redondos que muito me parecia um conjunto de escudinhos para futebol de botão. Instantaneamente, pensei "como posso fazer uma versão Tomb Raider disso?", na mesma hora em que essa imagem promocional de Angel of Darkness brotou em minha cabeça.
 
Futebol de botão é algo tão peculiar e acredito que, cada vez mais, seja uma relíquia do passado. Nas lojas locais, a disponibilidade de times é minúscula, mas, mesmo pensando que estava lidando com uma ideia que só eu teria, em minha busca pelos componentes necessários tomei conhecimento da existência de um equivalente licenciado do Homem-Aranha. Ou seja, ainda devem existir tantas outras coisas que deveríamos "tombraiderizar"... 
 

sexta-feira, 2 de maio de 2025

Shark Robot revela camisetas de Tomb Raider

A loja americana Shark Robot abriu hoje uma subseção de seu site dedicada à franquia Tomb Raider. Para outras franquias, existem outros tipos de produtos, como chaveiros e canecas, mas neste momento temos apenas cinco belos designs distintos de camisetas em pré-venda. 

O preço é meio salgado (graças à nossa conversão monetária eternamente desfavorável), ao custo de USD 25 cada, excluindo-se despesas de frete e de importação. Tentei fazer uma simulação para ver a estimativa de frete e, aparentemente, a loja sequer envia para o Brasil, surpreendendo zero pessoas.
 
Pois bem, namorar vitrines, mesmo que virtuais, ainda não custa nada. Boa noite.

sexta-feira, 25 de abril de 2025

Série da Amazon pode não estar em apuros

Em entrevista ao portal Polygon, Dmitri Johnson e Mike Goldberg, da Story Kitchen (antigamente conhecida como dj2 Entertainment), comentaram um pouco sobre seus projetos de Tomb Raider. O foco da empresa é viabilizar o licenciamento de diversas franquias de videogames para adaptações para filmes ou séries de TV, tanto em live-action como em animação.
 
A ideia dos fundadores é ver nas telas as produções que eles, como fãs das respectivas propriedades intelectuais, gostariam. E, para isso, precisam encontrar pessoas que compartilhem essa visão: a escolha de Phoebe Waller-Bridge não é aleatória, eles comentam que ela era fã dos jogos a ponto que seus pais tomaram seu console a força após duas semanas de jogatina direta.

Para garantir a autenticidade das adaptações, Dmitri cita que a primeira coisa que fizeram foi visitar a Crystal Dynamics repetidamente, horas e horas preenchendo diversos quadros brancos elencando pontos-chave: "Lara Croft é assim. Lara Croft não é assim. Tocaremos nesses assuntos. Não tocaremos nesses assuntos." Dessa forma, enquanto o estúdio está ocupado desenvolvendo o próximo jogo, eles sabem que a visão da franquia e possíveis preocupações estão devidamente registradas.

Quando questionados sobre os rumores recentes, os produtores afirmam que a série não foi cancelada e está avançando, da mesma forma que a segunda temporada de Legend of Lara Croft, embora ainda não tenhamos datas ou notícias concretas. Observe que nada foi comentado sobre o elenco da série live-action.

Finalizando, a Geek Vibes Nation compartilhou novos rumores: de acordo com eles, a série apresentará Lara Croft como uma aventureira já bem estabelecida, com uma vibe que mescla John Wick e Indiana Jones, em uma história inspirada pelos jogos mas ainda vaga o suficiente em termos de continuidade. Hm.

terça-feira, 22 de abril de 2025

Larson e Pierre recebem playlist tematizada

Sabe quando você pega uma ideia bacana e a desgasta de toda forma possível?

Uma nova playlist tematizada foi compartilhada pela Crystal Dynamics — a coletânea Larson & Pierre's Curated Beats for Milkshake Breaks traz um novo mix eclético para você escutar em suas caminhadas, seja contabilizando quilometragem para as maratonas Conqueror Challenges ou não. 

Quem será o próximo? Winston? Amanda? Sam? Logo saberemos...

[Postagem escrita em 25/04/2025.]
 

sábado, 19 de abril de 2025

Telas de loading de IV-VI Remastered, pt.2

A primeira atualização de versão para IV-VI Remastered, disponibilizada ontem, inseriu belas artes de loading para The Last Revelation. Até então, o jogo apenas buscava coordenadas específicas do nível para as quais apontar a câmera enquanto o próximo nível era carregado, exatamente como fazia em sua versão original de 1999. 

Meu TOC está violentamente sussurrando que eu deveria adicionar essas novas artes à postagem dedicada às telas de loading destas remasterizações, mas tratam-se de artes bonitas demais para não receberem a exposição temporária da página inicial do blog. Meu número de acessos é cada vez menor, então é tudo trivial e irrelevante, tornando esse um conflito meramente interno.

De qualquer forma, vale destacar que duas das artes fazem referência à artes oficiais de Legend — seria essa uma homenagem simbólica dos fãs-desenvolvedores, ou talvez um imaginário indício de uma futura coletânea? Hmm.

sexta-feira, 18 de abril de 2025

IV-VI Remastered recebe patch de correções

Após dois meses desde seu lançamento oficial, IV-VI Remastered finalmente recebeu seu primeiro patch de correções e atualizações.
 
As notas de atualização detalham melhor as mudanças, mas de maior relevância eu diria que são os seguintes pontos: todos os trajes de I-III Remastered podem ser equipados em The Last Revelation e Chronicles; muitos retoques foram realizados em texturas e iluminação; TR4 agora conta com artes inéditas em suas telas de loading; e Angel of Darkness recebeu modelos remasterizados para personagens e objetos que não haviam sido tocados anteriormente, além de um tutorial para combate corporal em St. Aicard's Church.

Muitos jogadores relatavam problemas ao jogar a versão de PS4 no PS5, que incluíam desde travamentos até a perda total de jogos salvos. Aparentemente, esse problema foi corrigido, portanto num futuro próximo pretendo revisitar essa tragédia, mais uma vez, em busca dos troféus da versão de PS4.

E, assim que a saúde mental permitir, atualizarei as galerias de trajes e de telas de loading com o conteúdo adicional.

Reloaded oferece nova arma e traje em evento

Desde dezembro de 2023, quando houve a mudança na equipe de desenvolvimento, Reloaded tem recebido algumas atualizações aqui e ali mas, até então, nunca recebemos conteúdos novos. Com um injustificado otimismo, espero que isso esteja prestes a mudar.
 
O evento Primavera Recarregada está ativo e oferece não apenas uma, mas duas recompensas interessantes. A primeira trata-se da nova arma Army Double SMGs, que funciona como as SMGs normais (ou seja, Lara atira em ambas as direções) mas que recebe um bônus de 25% aos danos críticos de projéteis que ricochetearem — habilidade que deve ser obtida durante o jogo —, e a segunda recompensa vem sob a forma de peças suficientes do traje Evening Dress (de Legend) para destravá-lo sem esbanjar milhares de gemas.

Note que é um evento duplo, possuindo uma trilha de desafios diários e uma referente a troca de adesivos. Pela duração, o capítulo 5 é a melhor escolha para obter adesivos. Assim que possível, atualizarei a listagem de armas que mantenho no blog; o traje já estava indexado desde que havia sido disponibilizado para venda, ainda em 2023.

Mantenha em mente que o evento ficará ativo por apenas duas semanas.

terça-feira, 15 de abril de 2025

Youtooz faz teaser para figura de Lara Croft

Ainda mais itens colecionáveis de Tomb Raider estão a caminho...
 
Desta vez, receberemos uma figura da linha Youtooz inspirada por The Last Revelation, o melhor dos três jogos inclusos no recente lançamento de IV-VI Remastered. Por ora, tudo que temos é a silhueta acima, sequer sabemos se será apenas uma figura ou uma série como a fabricante costuma fazer. 
 
Uma pesquisa rápida sugere que o preço ficará entre 20 e 35 USD, a ser multiplicado por 10 para chegar ao preço em BRL que normalmente são comercializados em nosso território. Complicado. 
 
[Atualizado em 18/04/2025:] O boneco mede cerca de 10cm e custa USD 30. As vendas iniciam em 22 de abril e a figura deve permanecer listada até outubro. Mais imagens estão disponíveis no site do fabricante.

sexta-feira, 11 de abril de 2025

Mods: Trajes exclusivos de X360 para TRU

Eu estava com essa postagem parada nos meus rascunhos desde o final do ano passado. Pretendia esperar até o momento em que todos os trajes exclusivos para a versão Xbox 360 de Underworld estivessem disponíveis, mas parece que isso ainda pode demorar até se tornar realidade.

Graças ao avanço nas ferramentas de modificação, é possível importar modelos além de apenas texturas como fazíamos antigamente com o uso do TexMod, e, embora a comunidade de modders para TRU seja relativamente pequena, diversos dos trajes outrora excluvisos foram extraídos e devidamente importados para a versão PC do jogo.

Abaixo, apresento uma relação de links para os mods que já estão disponíveis, bem como identifico os três que permanecem na "lista de desejos" para uma futura postagem similar a essa, caso alguém se disponibilize a realizar a conversão necessária.

Portado por HenrysArts: Casual Explorer.
Portado por Raq: Doppelganger.
Faltam: Grey Jungle Shorts, Legend, Fashion Winner. 
 
Meus agradecimentos a todos os envolvidos pelo excelente trabalho prestado à comunidade.

quinta-feira, 10 de abril de 2025

Série de TV da Amazon pode estar em apuros

Até um anúncio ou confirmação oficial, trate esta postagem como um RUMOR.

Eu estava deliberadamente ignorando as "notícias" que têm feito as rondas sobre o possível cancelamento da série live-action de Tomb Raider. O fato continua sendo que não existe uma fonte confiável sobre o assunto. Por favor, sempre mantenha em mente que nos dias atuais o ódio gera lucro, vide a quantidade de canais e tabloides celebrando o suposto cancelamento (e, por favor, seja mais crítico e seletivo com seus cliques).

De qualquer forma, vou começar lá atrás, quando eu também não quis comentar aqui no blog pela falta de um anúncio oficial. Supostamente, de acordo com o portal Deadline, a atriz Sophie Turner, que interpretou Sansa Stark na série Game of Thrones, estava em negociações avançadas para protagonizar a série. Essa história ressurge com frequência mas nunca foi confirmada, nem pelos estúdios e nem pela atriz.
 
Avance seis meses e um novo desdobramento acontece. Uma das diretoras da divisão multimídia da Amazon MGM, Jennifer Salke, se desligou. Ela estava na empresa desde 2018, e supostamente teria sido uma peça-chave no acordo multimilionário feito com Phoebe, que envolvia outros projetos além da adaptação de Tomb Raider. Phoebe chegou a comentar no passado que estava empolgada com o prospecto de escrever para a franquia, mas supostamente até o momento nenhum roteiro teria sido apresentado.

Com essa informação minuciosa oriunda de uma fonte anônima, a notícia que está circulando é de que a série foi cancelada. Deveríamos nos preocupar? Talvez. É, sim, preocupante que nada ouvimos até o momento, mas a Amazon está envolvida (indiretamente) com o próximo jogo sobre o qual também não sabemos absolutamente nada. Devemos catastrofizar? Deixe isso para aqueles fãs que odeiam incondicionalmente tudo que não foi feito pela Core Design...
 
Ademais, apesar de que o acordo com a Phoebe tenha sido originalmente encabeçado pela antiga diretora do estúdio, a Amazon renovou o contrato com a moça, e, se sequer havia um roteiro, como essa fonte misteriosa diz, por que estariam em "estágios avançados" na negociação com a atriz? Planos mudam, é claro, mas a Amazon esperava construir um universo transmidiático da franquia.

Por outro lado, vou relembrar que perdemos não apenas um, mas dois prospectos de um novo filme (por conta da pandemia, mas enfim, não tentaram retomar o projeto posteriormente). Palpitar que essa série da Amazon tenha sido cancelada é basicamente 50/50, e, como sempre digo, resta saber de qual lado dessa divisa você quer ficar.

quarta-feira, 9 de abril de 2025

Conquistas de Anniversary (PS2)

Como comentei meros dias atrás, o conjunto de conquistas para Anniversary (PS2) estava em testes finais e, neste momento, já está disponível para jogadores interessados através da plataforma RetroAchievements

As 53 conquistas apresentam um desafio divertido e sem grandes complicações. Ao contrário do equivalente para versão PSP, por exemplo, não será necessário completar níveis sob requisitos como "NLNM" (e que continue assim, obrigado). Finalizar o jogo no Hard, com todos artefatos e completando todas as Time Trials, rende uma boa parcela das conquistas disponíveis.
 
Eis as que fogem um pouco do padrão:
  • Seeing Things Differently: Completar um nível usando a trapaça Textureless Mode.
  • Cheating Isn't My Style, But...: Ativar todas as trapaças simultaneamente
  • Completionist's Nightmare: Completar uma região inteira coletando todos os itens e matando todos inimigos. Talvez a conquista mais difícil já que existe um limite máximo de munição, mas não deve apresentar dificuldades para quem gosta do jogo.
  • Back to My Roots: Completar um nível usando o traje Classic.
  • Just Hold Your Breath... And Pray: Deixar a barra de oxigênio esvaziar mas sair d'água antes de perder vida.
  • 24K Magic in the Air...: Subir na mão de Midas.
Também existem conquistas vinculadas aos chefes, que devem ser derrotados no Hard sem o uso de itens de cura. Eu adoraria embarcar nessa jornada imediatamente, mas por questões de hardware estou impossibilitado — com sorte, as condições para fazer os upgrades necessários logo se apresentarão, mas, como a vida prova dia após dia, manter esperança é sempre em vão.

terça-feira, 8 de abril de 2025

Kit de imprensa de Chronicles traduzido

É com bastante alegria que trago hoje esse conteúdo (exclusivo) para o blog Raider Daze.

Dias atrás, o portal Tomb Raider Arabia publicou, através de suas redes sociais, uma reconstrução do kit de imprensa de Chronicles. O trabalho faz jus ao item original, replicando seu teor perfeitamente. Eu queria divulgar esse trabalho por aqui, mas arrisquei ir além — e, com autorização e apoio do administrador do portal, estou oferecendo uma versão traduzida para o português brasileiro. Como de costume, adaptei alguns trechos de forma a torná-los mais naturais em nosso idioma, sem jamais comprometer o contexto original.
 
O kit original é um item de tremendo valor para os poucos colecionadores que o possuem, uma vez que seu propósito era difundir entre a imprensa o jogo na ocasião do lançamento, ainda no ano de 2000. Kits de imprensa dificilmente chegam até os fãs e acredito que sejam produzidos em quantidades bem baixas. Nesse caso específico, volta e meia as mesmas fotos ressurgem nas redes sociais, que você pode conferir na Tomb Raider Wiki caso tenha interesse.

Por fim, a carta de abertura fala sobre um artefato que Lara Croft gostaria que ficasse nas mãos certas. As fotos no link acima mostram um cartão-resposta com algumas perguntas sobre os textos contidos no documento que é descrito como "diário secreto" da aventureira. Não existem registros sobre um possível ganhador ou mesmo uma fotografia de tal item, até onde sabemos.

Você pode fazer download do arquivo traduzido através deste link. Espero que gostem. Deixo aqui registrados meus agradecimentos mais do que especiais para o amigo Ahmad.

segunda-feira, 7 de abril de 2025

Conquistas de The Nightmare Stone (GBC)

Mais um jogo da nossa franquia favorita recebeu suporte às conquistas programadas por entusiastas para a plataforma RetroAchievements — desta vez, trata-se de The Nightmare Stone para GameBoy Color (que, na verdade chama-se apenas de "Tomb Raider").
 
A aventura de estreia da aventureira nos portáteis é divertida, e a busca por essas conquistas, felizmente, não deve apresentar muito trabalho. Assim como em Curse of the Sword, recomendo fortemente usar os mapas da Stella.
 
Muitas das conquistas estão atreladas ao simples progresso no jogo, mas fique especialmente atento às que especificam certos itens ou ações já que é possível manter apenas um arquivo de save que é sobrescrito sempre que você usar os cristais dispersos pelos cenários.
 
Geralmente, são dois tipos de desafios — ou coletar um item que fica em uma plataforma de difícil acesso, sobre uma rampa por exemplo; ou realizar determinadas ações debaixo d'água sem subir até a superfície, nesse caso você ficará sem oxigênio e deverá consumir seus kits médicos para manter-se vivo até obter a conquista.

O chefe final, que fica no nível Volcanic Temple B, tem desafios próprios, mas que você não precisa combinar em uma única sessão, portanto não substitua seu save na área anterior até obter todas essas conquistas. 
 
Primeiro, foque-se em derrotá-lo sem sofrer dano, quando chegar no chefe, a conquista só começa a valer a partir de seu primeiro ataque, então aproveite (sem disparar contra a serpente) para praticar a janela de esquiva. Assim que ela cuspir veneno, role e, quase que imediatamente, role de volta, então atire uma vez com munição pesada, aguarde o próximo ataque e repita. Faça isso dez vezes.

Depois, morra propositalmente e recarregue o save anterior, dessa vez derrote a serpente usando a munição comum, curando-se conforme necessário. A partir deste momento, você deve completar toda a Volcanic Temple C sem morrer — mantenha a calma, cure-se com frequência, e jamais substitua seu jogo salvo. Caso morra no processo, recarregue o último save para derrotar a serpente e tentar novamente. 

O próximo conjunto de conquistas será para Anniversary (PS2), que aparentemente está sob revisão final. Noticiarei por aqui quando estiver disponível mas ainda não poderei conferir em primeira mão por conta dos requisitos de hardware.

sábado, 5 de abril de 2025

Tomb Raider: Batalha pelo Tesouro PNP

Este é um projeto sem fins comerciais e sua monetização é estritamente proibida.
 
Fico feliz em, finalmente, poder compartilhar este de meus questionáveis projetos aqui no blog Raider Daze.  No passado, eu havia mencionado que pretendia produzir conteúdo sobre os jogos de tabuleiro oficiais de Tomb Raider, mas isso provou-se inconcebível considerando fatores como tempo e, principalmente, sociais. Entretanto, eu fiquei quase três anos trabalhando, conforme conseguia, nesse projeto feito sob o modelo "imprima e jogue" ("print and play", ou apenas PNP).
 
Se você acessar o portal Board Game Geek, referência no em jogos de tabuleiro, e pesquisar por "tomb raider", encontrará um registro chamado Tomb Raider Treasure Battle: The Print and Play Game (2011). O portal não conta com muitas informações, mas eu fiz um pouco de pesquisa para agregar um teor mais histórico às origens do jogo que estou oferecendo para download.
 

quinta-feira, 3 de abril de 2025

BAFTA inclui TR1 em lista de jogos influentes

A BAFTA, organização britânica que premia obras do cinema e televisão, publicou um artigo listando os 21 jogos mais influentes de todos os tempos. Antes de fazer comentários, vou destacar que Atlantean Scion, a aventura de estreia de nossa Lara Croft, garantiu seu lugar na lista na 12ª posição.
 
O artigo realça que a influência dos jogos eletrônicos nunca esteve tão prevalente. A lista se formou a partir de uma pesquisa com o público, mas não é uma resposta fácil: você escolheria um dos pioneiros que ajudaram a moldar a mídia de entretenimento, um dos jogos inovadores que estavam além de seu tempo, ou um daqueles que mexeram com sua criatividade e emoções?
 
Você pode conferir a lista completa e comentada através do link acima (em tempo, os três jogos que encabeçam a lista são Super Mario Bros., Doom, e Shenmue), mas abaixo trago o parágrafo relevante à nossa aventura:
"Apenas alguns personagens transcenderam os jogos eletrônicos: Sonic, Mario, e Pikachu são reconhecidos quase que universalmente, e Lara Croft faz parte dessa seleta lista. A arqueóloga intrépida nasceu de uma necessidade — o designer Toby Gard queria fazer um jogo no estilo de Indiana Jones, mas seria muito caro criar dois personagens jogáveis. Gard ficou com sua escolha de preferência, e o resultado foi um novo ícone dos games. Como a atriz Jane Perry disse, Lara abriu a porta para personagens femininas fortes nos jogos. Ela é um exemplo positivo para todos e uma verdadeira heroína."
Isso parece indicar que a presença de Lara Croft na lista se dá apenas pela protagonista (que, aliás, ano passado foi premiada pela BAFTA em uma enquete similar como a personagem mais icônica de todos os tempos, para o desgosto geral de usuários das mídias sociais...), mas não podemos relevar que o jogo por si foi um dos primeiros a oferecer ambientes tridimensionais completamente exploráveis e com altos níveis de interação na perspectiva de terceira pessoa.

quarta-feira, 2 de abril de 2025

Crypt of Chronos inicia campanha em maio

A Crystal Dynamics revelou hoje que a campanha de financiamento coletivo para Tomb Raider: The Crypt of Chronos inicia-se em 27 de maio. O anúncio vem acompanhado de algumas informações e belíssimas fotos do jogo de tabuleiro.
 
O tabuleiro será composto por segmentos individuais que permitem incontáveis combinações diferentes (não muito diferente do clássico TRCCG), e cada peça conta com objetivos e desafios próprios. Além de exploração, haverá coleta de recursos para criar itens como armas e trajes, combate e armadilhas.
 
Fazendo oposição à aventureira está um grupo de mercenários sob comando da Natla Tech, invadindo a ilha progressivamente. Além disso, chefes especiais podem surgir, cada qual possuindo mecânicas únicas. No exemplo usado, enquanto o urso estiver em jogo nenhum outro inimigo surgirá e, ao invés, o urso recuperará vida.

De início, teremos o "livro de aventuras", com experiências estruturadas em torno de narrativa, com missões que duram de 20 a 60 minutos, mas também é possível jogar a "campanha na ilha", onde o mapa é aberto e repleto de missões e locais aleatórios, diferentes a cada nova sessão, e que deve te manter ocupado por cerca de 3 horas.

Ainda não tenho ideia do preço e nem como vão funcionar os níveis de recompensas da campanha Kickstarter, mas farei meu melhor para garantir uma cópia para minha coleção. Está bonito demais. Chego a ter até vergonha do meu projetinho particular, amador e caseiro, que pretendo compartilhar nos próximos dias.

Curiosidade: Concerto PopMart do U2, de 1997


Enquanto tento limpar e organizar itens de minha coleção, separei para ler mais uma vez, após anos sem sequer tocar nelas, as revistas oficiais dos dois primeiros filmes. Uma das primeiras informações constantes nas páginas da revista de Lara Croft: Tomb Raider é uma referência datada do concerto PopMart, da banda U2.

A breve nota sinaliza que em 25 de abril de 1997, no estádio Sam Boyd em Las Vegas (EUA), a banda surpreendeu mais de 40 mil pessoas ao colocar Lara Croft no telão durante o espetáculo. Essa informação é velha e conhecida, mas decidi trazer ao blog por motivos de probleminhas.

Os tempos eram outros em 1997, as tecnologias que tão prontamente carregamos no bolso nos dias de hoje eram até mesmo impensáveis. Oficialmente, a apresentação na Cidade do México foi gravada e comercializada pela banda, mas pelo que observei, as cenas de Lara Croft aparentemente não foram usadas nessa apresentação. 
 
No site da banda, existe um registro do show, contendo um vídeo de bastidores onde podemos ver parte do trecho relevante a partir dos 13:00. O clipe que encabeça essa postagem é oriundo de uma apresentação no Canadá. A animação em CG da aventureira foi posteriormente compartilhada pela Eidos e certamente está em seus arquivos pessoais (mas, caso contrário, você pode conferir aqui).
 
Quatro anos antes de Elevation se tornar a música-tema do filme, a banda ajudou a concretizar o status de ícone cultural de Lara Croft ao som de Hold Me, Kiss Me, Thrill Me, Kill Me. Não é mera coincidência que foi justamente essa a faixa da banda que a Crystal Dynamics selecionou quando montou a recente playlist tematizada para a aventureira.