sábado, 18 de outubro de 2025

Capas japonesas dos filmes Tomb Raider

Sim, eu sei...

Recentemente, o amigo Ivan C. sugeriu consultar o catálogo da Amazon japonesa em busca de potenciais colecionáveis de interesse — mesmo que Tomb Raider não seja uma franquia particularmente popular na terra do sol nascente, até onde sabemos —, mas ainda assim foi uma busca prolífera pois encontrei as capas japonesas dos filmes em DVD em alta qualidade.

Como eu já havia feito no passado para as capas alaranjadas e, posteriormente, para as versões minimalistas, achei que seria interessante dedicar uma postagem a essas variantes orientais também. Em nota paralela, confesso que fiquei chocado com as datas dessas postagens anteriores; o tempo realmente é um construto um tanto elusivo...

segunda-feira, 13 de outubro de 2025

Versão de demonstração de The Lost Library

 
A título de curiosidade, decidi fazer uma postagem dedicada para registrar por aqui a versão de demonstração de The Last Revelation, que corresponde a um trecho do nível The Lost Library com algumas diferenças notáveis. Essa demonstração havia sido disponibilizada publicamente em setembro de 1999, algumas semanas antes do lançamento inicial do jogo. Sinto-me mais velho agora.
 
Minha ideia era capturar um vídeo próprio, mas, após inúmeras tentativas frustradas no decorrer dos últimos meses, desencanei. Por algum motivo, todos softwares causavam quedas violentas e frequentes na taxa de quadros por segundo, resultando em um vídeo inutilizável. Felizmente, essa versão já havia sido gravada pelo canal LoreRaider anos atrás.

Por que postar agora, você pergunta? Pois bem, quando montei o encarte de The Times Exclusive para minha coleção, eu aproveitei para arquivar no mesmo disco alguns extras, como uma galeria de imagens e vídeos, o conto Down Among the Dead, e, por fim, essa versão de demonstração do jogo base. Esse disco está gravado e guardado desde fevereiro, então observe que durante oito meses eu fiquei procrastinando esse rascunho...

 
Um fator mais importante, porém, é a questão da compatibilidade. O mesmo fantasma que assombra e terroriza os jogos originais impacta, da mesma maneira, suas versões de demonstração. Meu sistema está obsoleto, e, mesmo assim, tive dificuldades para executar essa demonstração, e muitas vezes precisei forçar um encerramento através do gerenciador de tarefas pois ele simplesmente parava de responder durante telas de carregamento. Os jogos por si costumam receber correções da própria comunidade, mas não há justificativa para esperar que esses programadores despendam seu tempo livre para consertar meras versões de demonstração.

Enfim, falemos um pouco sobre as diferenças dessa demonstração.

Os únicos inimigos presentes são esqueletos e escorpiões (esses últimos não existem na versão final do nível, aliás), além de um elemental de fogo. O guia também faz uma breve e inútil aparição logo no início. O layout é absurdamente simplificado em comparação a sua contraparte final, mas a maior curiosidade é que essa demonstração conta com alguns itens que sequer existem na versão final do jogo: nominalmente, a Gemstone e a Owl Coin. 
 
A espingarda também possui um design diferente no inventário, e, aparentemente, a arma poderia ser combinada com a lanterna (que nunca existiu), mas o jogo não permite acoplar a mira laser a ela. Ainda falando em inventário, os sinalizadores tinham o design final de TR4 mas ainda eram de cor vermelha, embora já brilhassem na cor verde. Um vaso que deve ser empurrado me parece ser outro item que foi completamente descartado na versão final do jogo, até onde minha memória me serve.
 
 
As diferenças vão além de objetos e estrutura do nível. O sistema de combate ainda era similar aos três primeiros jogos da franquia, ou seja, Lara mantinha a mira travada no inimigo mesmo quando virasse de costas para ele ou quando ele morria — a partir de TR4, os corpos desapareciam, e aqui Lara só destrava a mira de um alvo eliminado quando isso acontece. Outro detalhe é que o menu de pausa oferece a opção "Restart Level", algo que também nunca existiu (e que faz muita falta em IV-VI Remastered) e não funciona mesmo assim.

Por fim, embora muitos dos efeitos sonoros estejam bizarramente ausentes, as Uzis emitem sons diferentes. Entendo que em 1999 todos estávamos em conexões discadas e um download de 12MB poderia muito bem demorar uma noite inteira, mas aplaudo a coragem da Core Design em publicar uma demonstração tão capenga.
 
Para nós, porém, é o tipo de conteúdo que pode vir a se tornar "mídia perdida" com o tempo...
 
Versão de demonstração
Versão final

sábado, 11 de outubro de 2025

Vídeo especial para os 25 anos do Level Editor

 
Durante o evento anual Tomb Raider Derby, cuja quinta edição ocorreu hoje na Inglaterra, o belo vídeo acima foi exibido e, felizmente, compartilhado com fãs ao redor do mundo que não têm condições (sejam elas financeiras ou não) para atender ao evento.

Novembro marca o vigésimo quinto aniversário de Chronicles, e, portanto, do Level Editor. A versão do jogo para computador veio acompanhada de um segundo disco contendo o precioso software que deu início a uma comunidade leal e dedicada que permanece ativa até hoje.

O vídeo destaca que existem mais de 3000 aventuras disponíveis gratuitamente, através dos portais trle.net e TRCustoms. E, mais do que isso, edição e apresentação são tão boas que muitas pessoas ingênuas acreditaram se tratar de um lançamento oficial.

Dito isso, parte de mim ainda espera que a Crystal Dynamics contrate a Saber e a Aspyr para desenvolverem um jogo inédito, com as ferramentas usadas nas remasterizações dos cinco primeiros jogos, para criar um equivalente próprio de Sonic Mania. Talvez não seria um sucesso estrondoso de vendas, mas na ausência de novos jogos (reais) na subfranquia Lara Croft e considerando que o próximo jogo da série parece estar perdido no vento, é algo que ajudaria a preencher essa lacuna de forma sancionada.

segunda-feira, 6 de outubro de 2025

Conquistas de Underworld (PS2)

Jogadores interessados (ou masoquistas) têm um novo motivo para revisitar a versão para PlayStation 2 de Underworld: trata-se do mais novo título a receber suporte através da plataforma RetroAchievements.

O jogo, por si, é uma versão absurdamente simplificada da versão de Wii que, por sua vez, já era uma versão "light" do jogo original. E isso é bem retratado pelo simbólico número de conquistas disponíveis, cujos requisitos não fogem do esperado: 14 das 21 conquistas estão ligadas à progressão na campanha e seus respectivos colecionáveis, ao passo que as outras 7 referem-se a trechos ou batalhas específicas a serem concluídas sem sofrer dano.
 
De qualquer forma, com essa nova adição, todos os jogos de PlayStation 2 da série agora contam com conquistas. Sempre que qualquer Tomb Raider recebe esse tipo de suporte, eu trago ao blog sob o marcador RA — embora eu próprio esteja impossibilitado de destravar muitas dessas conquistas neste momento.

domingo, 5 de outubro de 2025

Tomb Raider: Descobertas Desumildes

Este é um projeto sem fins comerciais e sua monetização é estritamente proibida.
 
Outro projeto de tombraiderização, fruto de meus incessantes devaneios, toma forma.

Como eu havia citado em uma ocasião anterior, eu tinha o interesse em retematizar um jogo de dados para o universo de Lara Croft. A existência de Super Mario Yahtzee levantava a mesma pergunta de sempre: por que, afinal, não temos um "Tomb Raider Yahtzee" equivalente?

O relativamente recente lançamento de Tomb Raider Pinball foi o catalisador que faltava para eu finalmente trabalhar nessa improvisação caseira: seis artefatos diferentes, pré-selecionados para a mesa Adventures of Lara Croft, significava que havia exatamente um para cada face de dados comuns.

Em minha família, por grande influência de meu pai, sempre jogamos uma variação do jogo que conhecemos por General, então, para a versão que decidi fazer para minha coleção, eu usei essas mesmas regras (com sutis alterações). E, para manter as coisas "em casa", nomeei essa adaptação em homenagem a meu irmão mais novo. Considerando-se os artefatos que nossa garota costuma procurar, é uma palavra bastante adequada.


domingo, 28 de setembro de 2025

Tomb Raider Uno PNP

Este é um projeto sem fins comerciais e sua monetização é estritamente proibida.
 
Às vezes, eu penso que tenho problemas. Outras vezes, tenho certeza.
 
Quando publiquei meu último projeto DIY, Tomb Raider: Solitaire Card Game, eu comentei que precisava acalentar o coração e reduzir. É uma barragem constante de ideias e de devaneios que, por uma série de fatores externos, acaba resultado em uma pressão auto-imposta que não faz sentido algum. E, mesmo assim, aqui estou eu, novamente.

Semanas atrás eu esbarrei, acidentalmente, em um anúncio de um Uno oficial usando a temática de The Legend of Zelda. Ao olhar as fotos do produto, instantaneamente as vozes em minha cabeça começaram a debater não apenas o porquê ainda não temos um equivalente de Lara Croft, mas elas também plantaram a ideia de que eu quem deveria criá-lo para suprir essa lacuna.
 
Existem diversos templates online para imprimir gratuitamente, principalmente para uso em atividades pedagógicas, mas dada a simplicidade do design das cartas do jogo, construi um template próprio, do zero, com minhas habilidades risíveis de Photoshop. Felizmente, pude contar com a ajuda do amigo Roli, do portal Raiding the Globe, antes de montar as versões finais de cada carta: ele refinou o template de forma a suavizar as bordas da elipse central. Muito obrigado, Roli!

De início, minha ideia era usar artes dos diferentes personagens da trilogia Legend para o baralho, mas, com a vindoura unificação sobre a qual tão pouco sabemos, decidi partir desse princípio (unificação... um... uno!) e optei por usar artes das diferentes variantes da aventureira máxima — e engenhosamente encaixei a Doppelganger no meio, por motivos de sim.


Novo cassino virtual de Lara Croft chegando...

Embora ainda não esteja listado no site da Triple Edge Studios, aparentemente um novo jogo de cassino virtual será lançado em 16 de outubro. Não estou ciente da legislação que envolve esse tipo de produto atualmente, mas todos os sites em que tentei acessar o jogo alegaram restrição regional, bloqueando o acesso de dentro do Brasil.

De qualquer forma, Lara Croft: Fortune of the Eclipse continua a tradição de manter viva a subfranquia derivada com produtos questionáveis. E, francamente falando, olhando por fora, é muito similar a Tomb of the Sun, o último cassino que havia sido lançado dois anos atrás e que também fazia uso de elementos e estética de Shadow.
 
Com esse bloqueio regional em vigor, não sei se conseguirei conferir pessoalmente para fazer uma postagem dedicada aqui no blog Raider Daze. Vale lembrar que é o quinto produto do gênero, todos frutos de uma parceria que perdura há décadas. Não está diretamente relacionado à situação de vaporware do próximo jogo da série principal, então não saia arremessando pedras.

Agradecimentos ao perfil Infinity Tomb Raider por compartilhar a informação.

sexta-feira, 26 de setembro de 2025

GOG adiciona Rise e Shadow à preservação

A loja digital Good Old Gaming (GOG) disponibilizou hoje através de seu catálogo os jogos Rise e Shadow of the Tomb Raider, e ambos foram instantaneamente adicionados ao programa de preservação de jogos antigos que a própria plataforma iniciou algum tempo atrás.
 
Como citei em outra ocasião, quando a trilogia Legend foi incorporada, a ideia por trás desse programa é garantir a compatibilidade de jogos clássicos com sistemas operacionais modernos, assumindo a responsabilidade de atualizar e corrigir problemas dos jogos conforme necessário.

Vale notar que muitos jogadores preferem realizar suas compras através da GOG pois os jogos são distribuídos sem qualquer forma de DRM — o infame gerenciamento de direitos digitais —, além de normalmente chegarem em suas edições "completas" (ou seja, sem DLCs vendidos separadamente) e com todas funcionalidades online suprimidas. Essa última afeta diretamente os dois jogos recém adicionados.
 
Em Rise, todas operações referentes a créditos e cartas de Expedição agora são totalmente locais, e recompensas e leaderboards do modo Expeditions funcionam offline. O modo Endurance cooperativo foi desabilitado. Não tenho certeza se essa versão do jogo inclui o traje Rust Henley, que surgiu, aleatoriamente, quando o jogo foi lançado na Epic Games Store. E, aparentemente, as conquistas não foram implementadas. [Atualizado em 29/09/2025: 124 conquistas existem, sim!]

Shadow remove a opção de explorar as tumbas DLC em modo cooperativo (algo que fiz questão de documentar em vídeos, felizmente), e as leaderboards são customizadas. Todas as conquistas estão presentes na versão GOG e a loja ainda oferece a trilha sonora digital — a versão de 17 faixas, das primeiras edições especiais — em formato MP3 gratuitamente com a compra do jogo.
 
Entre muitas outras coisas, preciso de um computador novo.

quarta-feira, 24 de setembro de 2025

Anniversary será lançado sob selo PS2 Classics

Durante o State of Play hoje, a Sony confirmou que Anniversary será disponibilizado para plataformas PlayStation 4 e 5 através do catálogo digital PS2 Classics. O anúncio era esperado, uma vez que uma lista de troféus havia sido captada pelos portais rastreadores de troféus dias atrás.

Não se trata de uma remasterização: da mesma forma que Legend, em maio do ano passado, é apenas uma versão emulada da versão de PS2. Os jogos originais ainda estão disponíveis para PC, através da Steam e da GOG, e são acessíveis na família Xbox através do programa de retrocompatibilidade da plataforma.

Observe que esse lançamento não significa que uma remasterização da trilogia esteja automaticamente descartada: Deus Ex, por exemplo, foi lançado sob o selo PS2 Classics em junho deste ano e, também no State of Play de hoje, foi revelado que está sendo remasterizado — e pela Aspyr, ainda por cima!
 
O estúdio esteve bem ocupado nesses últimos anos, de tal forma que não é difícil pensar que uma remasterização da trilogia possa vir a existir bem a tempo do 30º aniversário da franquia. Sem falar que existe muito conteúdo extra e exclusivo disperso entre as diferentes plataformas (os mais notórios sendo os níveis e trajes extras de Underworld), portanto um pacote definitivo é absolutamente necessário. 
 
E, por fim, uma curiosidade: essa lista de troféus para as versões PS4 e PS5 de TRA é nova, com artes e requisitos diferentes. Na verdade, é até mesmo mais fácil que as listas de troféus e de conquistas originais, mas, mesmo assim, pretendo escrever um breve guia para publicar junto ao lançamento dessa versão do jogo, que está programado para 21 de outubro.

[Atualizado em 18/10/2025:] A PlayStation Store alterou a data para 18 de novembro. Importante destacar que a data anterior nunca havia sido oficializada: tanto no evento da Sony como na confirmação da Crystal Dynamics, apenas dizia-se que o lançamento ocorreria "em breve".

domingo, 21 de setembro de 2025

Conhecendo o trabalho de Sophie Turner

 
Agora que sabemos que Sophie Turner assumirá as proverbiais botas da nossa saqueadora de tumbas favorita, nada mais justo do que nos familiarizarmos com a carreira da moça. Comecemos pelo básico: Sophie é inglesa, nascida em 21 de fevereiro de 1996 (poucos meses antes da franquia chegar ao mercado), e mede 1,75m de altura — a atriz mais alta até o momento. 
 
O vídeo acima foi publicado pelo mesmo canal que havia feito um recapitulativo de Alicia Vikander no passado. Ele foi ao ar antes dos rumores da série live-action da Amazon começarem a circular, então não está diretamente ligado à confirmação de Sophie como a aventureira titular, mas recomendo fortemente mesmo assim.

Sophie era uma mera adolescente em seu primeiro emprego quando desempenhou o papel de Sansa Stark na monstruosamente popular Game of Thrones — praticamente um batismo de fogo, por assim dizer. Não devemos formar opiniões com base apenas nesse papel, mesmo porque, nesse momento, não sabemos quais são as ideias e planos dos produtores para essa nova adaptação de Tomb Raider, então tudo que podemos fazer é dar tempo ao tempo.

Dito isso, a página da IMDb da moça traz uma relação dos filmes nos quais ela participou: com papéis mais proeminentes em Meu Outro Eu, Escola de Espiões, X-Men: Apocalipse e X-Men: Fênix Negra, Tempestade, e a série Joan. Verifique quais estão disponíveis em seu serviço de streaming e planeje de acordo.
 
Devo dizer que já estou convencido que sua voz e sotaque serão perfeitos para a personagem.