
Este é um projeto sem fins comerciais e sua monetização é estritamente
proibida.
O grande fator que fez com que
Batalha pelo Tesouro
demorasse tanto a, literalmente, sair do papel foi fundamentalmente social.
Com o passar do tempo, estão cada vez mais escassas as oportunidades para
reuniões de família e afins, e, além disso, os mais jovens, que tinham maior disposição de
tempo e interesse para ajudar, cresceram...
Assim sendo, ainda na época tinha atribuído a mim mesmo que deveria fazer algo que
pudesse ser jogado sozinho. Inicialmente, teria buscado um jogo de dados para
usar como base, mas enquanto navegava uma extensiva lista de jogos PNP para
jogadores solitários, procurei por algo que pudesse ser facilmente adaptado e que,
portanto, não dependeria de desenvolvimento ou testes adicionais.
Com essa mentalidade, encontrei uma excelente oportunidade em
Castle Wolfenstein: Solitaire Card Game. Por si, já se tratava de uma adaptação de um jogo de computador, e a
própria comunidade já desenvolveu versões alternativas tematizadas em
Doom e em Duke Nukem (todas disponíveis no link
acima, bem como regras originais em inglês). Esses três jogos têm um fator em comum: são jogos de tiro em primeira pessoa,
onde você deve apenas atirar em tudo que se mexe.
Cogitei acrescentar uma
camada extra para agregar um maior contexto ao universo de Lara Croft, como mecânicas
adicionais para artefatos ou afins, mas me contive. Portanto, o
Tomb Raider: Solitaire Card Game usa exatamente as mesmas regras
que os jogos acima citados — e as cartas não apresentam termos impressos,
podendo ser usadas por falantes de qualquer idioma.
Neste SCG, seu objetivo é eliminar seis chefes, recorrendo à cartas de ataque e
de suporte que encontrar, além de enfrentar inimigos menores no caminho. É rápido de aprender e de jogar, mas não pense que sua vitória é garantida pois a ordem nas quais as cartas surgem que determinará o rumo do jogo.
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Você inicia com 20 pontos de vida, e em todas rodadas
pode encontrar até quatro cartas de suporte em dois passos distintos. Apenas
um inimigo novo surge por vez. Sua estratégia precisa se adaptar rapidamente,
acompanhando o ritmo de sua sorte com as cartas, pois mais inimigos podem
surgir antes que você consiga eliminar os já presentes e sua expedição pode
acabar muito antes do esperado...
Uma partida dura cerca de 15 minutos.
Na curva de aprendizado do projeto anterior, busquei algo que não
dependesse de muito espaço físico: fiz até mesmo as cartinhas intencionalmente
em tamanho menor que o de cards comuns. E, com a impressão frente e verso em papel de gramatura desenho (ou superior), basta apenas recortar as cartas, sem a necessidade de dobrar ou colar.
Admito que parte de mim ainda tem interesse em traduzir o jogo de cards japonês, e talvez criar ou adaptar um jogo de dados, mas não farei novas promessas a mim mesmo. Uma saúde mental cada vez mais debilitada, por diversos fatores repugnantes da vida
real, vem drenando completamente todo o tempo e energia que outrora
alimentavam esse tipo de lazer. Me tornei refém de uma vida que odeio
piamente.