domingo, 11 de maio de 2025

Tomb Raider: Solitaire Card Game PNP

Este é um projeto sem fins comerciais e sua monetização é estritamente proibida.
 
O grande fator que fez com que Batalha pelo Tesouro demorasse tanto a, literalmente, sair do papel foi fundamentalmente social. Com o passar do tempo, estão cada vez mais escassas as oportunidades para reuniões de família e afins, e, além disso, os mais jovens, que tinham maior disposição de tempo e interesse para ajudar, cresceram...

Assim sendo, ainda na época tinha atribuído a mim mesmo que deveria fazer algo que pudesse ser jogado sozinho. Inicialmente, teria buscado um jogo de dados para usar como base, mas enquanto navegava uma extensiva lista de jogos PNP para jogadores solitários, procurei por algo que pudesse ser facilmente adaptado e que, portanto, não dependeria de desenvolvimento ou testes adicionais.

Com essa mentalidade, encontrei uma excelente oportunidade em Castle Wolfenstein: Solitaire Card Game. Por si, já se tratava de uma adaptação de um jogo de computador, e a própria comunidade já desenvolveu versões alternativas tematizadas em Doom e em Duke Nukem (todas disponíveis no link acima, bem como regras originais em inglês). Esses três jogos têm um fator em comum: são jogos de tiro em primeira pessoa, onde você deve apenas atirar em tudo que se mexe.
 
Cogitei acrescentar uma camada extra para agregar um maior contexto ao universo de Lara Croft, como mecânicas adicionais para artefatos ou afins, mas me contive. Portanto, o Tomb Raider: Solitaire Card Game usa exatamente as mesmas regras que os jogos acima citados — e as cartas não apresentam termos impressos, podendo ser usadas por falantes de qualquer idioma.
 
Neste SCG, seu objetivo é eliminar seis chefes, recorrendo à cartas de ataque e de suporte que encontrar, além de enfrentar inimigos menores no caminho. É rápido de aprender e de jogar, mas não pense que sua vitória é garantida pois a ordem nas quais as cartas surgem que determinará o rumo do jogo.
 

Você inicia com 20 pontos de vida, e em todas rodadas pode encontrar até quatro cartas de suporte em dois passos distintos. Apenas um inimigo novo surge por vez. Sua estratégia precisa se adaptar rapidamente, acompanhando o ritmo de sua sorte com as cartas, pois mais inimigos podem surgir antes que você consiga eliminar os já presentes e sua expedição pode acabar muito antes do esperado...

Uma partida dura cerca de 15 minutos.
 
Na curva de aprendizado do projeto anterior, busquei algo que não dependesse de muito espaço físico: fiz até mesmo as cartinhas intencionalmente em tamanho menor que o de cards comuns. E, com a impressão frente e verso em papel de gramatura desenho (ou superior), basta apenas recortar as cartas, sem a necessidade de dobrar ou colar.
 
Admito que parte de mim ainda tem interesse em traduzir o jogo de cards japonês, e talvez criar ou adaptar um jogo de dados, mas não farei novas promessas a mim mesmo. Uma saúde mental cada vez mais debilitada, por diversos fatores repugnantes da vida real, vem drenando completamente todo o tempo e energia que outrora alimentavam esse tipo de lazer. Me tornei refém de uma vida que odeio piamente.