sábado, 17 de maio de 2025

Pinturas Obscuras de AOD em alta resolução

Representando um dos elementos-chave para a trama de Angel of Darkness, a série de Pinturas Obscuras será oficialmente disponibilizada em formato físico pela primeira vez com a vindoura edição de colecionador de IV-VI Remastered.

Entretanto, nossa realidade de cidadãos de terceiro mundo dificulta essa aquisição, e canso de repetir isso por aqui. Conversão monetária obscena, custos de frete internacional, impostos abusivos... Razões para não seguir com esse tipo de aquisição certamente não nos faltam!

Pois bem, algum tempo atrás o usuário ModdingAom compartilhou na comunidade r/TombRaider as artes na melhor resolução que já vi até o presente momento. Ele não cita a fonte, mas suspeito que sejam as próprias texturas jogo aprimoradas com upscaling de inteligência artificial.


Eu nunca escondi meu desdém pelo jogo em si, mas segue abaixo um resumo de informações retiradas do próprio jogo para dar um contexto maior a esta postagem.
 
As artes teriam sido originalmente feitas por Eckhardt, o infâme alquimista negro, entre o século XIII e XIV, e cada uma esconde símbolos metálicos necessários para compôr o Sanglifo. Ainda na épóca, Eckhardt teria feito um pacto com os últimos nefilim, raça híbrida de anjos e humanos, para usar seu conhecimento em alquimia para ajudá-los em troca da vida eterna. Ele próprio assassinou os outros quatro alquimistas da Cabala para controlar todos os seus segredos.
 
Após anos de batalhas com a ordem da Lux Veritatis, uma vertente dos Templários, Eckhardt foi derrotado e aprisionado em 1445. As pinturas foram vandalizadas pelo Irmão Obscura, que pintou motivos religiosos sobre as artes originais de forma a mascará-las antes de serem dispersas ao redor do mundo para que nunca mais fossem reunidas. Por precaução, o Irmão Obscura fez réplicas das artes e codificou em cada uma delas o local onde a respectiva pintura estaria, para que a ordem pudesse recuperá-las, se fosse necessário.

Quando escapou de seu confinamento, Eckhardt tratou de vingar-se contra a ordem e também buscar suas pinturas para retomar sua promessa e reviver o nefilim dormente. A nova Cabala já havia recuperado três das pinturas quando ele contratou Werner Von Croy para localizar a quarta, e Mathias Vasiley para a quinta. A pesquisa de Von Croy o levou até Vasiley, que possuía as réplicas (sendo um descendente da ordem). 
 
Vasiley compartilhou com Von Croy quatro das cinco réplicas, e com isso o velho professor conseguiu quebrar a criptografia e descobriu que a pintura que seu cliente desejara estava em Paris, abaixo do Museu do Louvre, onde novas escavações arqueológicas estavam em andamento. Era perigoso demais para ele, por isso ele decidiu chamar sua antiga pupila para ajudá-lo.

A Cabala, monitorando a atividade de Vasiley, interceptou as comunicações, obtendo acesso às réplicas que o comerciante de arte compartilhou com o professor, e essa troca de informações se provou fatal para ambos. Eckhardt (ou Karel, nunca saberemos) lidou com as "pontas soltas", mas por si não conseguiu reaver a última pintura, trancada em uma câmara secreta da Lux Veritatis em Praga. Coube à nossa garota fazer isso, é claro...

Antes de trazer essa postagem ao blog, levei as artes até uma casa de serviços local e as imprimi em papel fotográfico 10x15, de forma a armazená-las junto aos meus cartões-postais da franquia. Certamente as oficiais terão  acabamento e qualidade muito melhores, e esse "pseudo-DIY" agrega todo o valor de um item caseiro (nenhum), mas ainda assim diria que é um bom substituto para algo que jamais poderei ter.