terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Coleção: Figuras da Sideshow

Eu ia postar as fotos dessa série junto com outras, mas decidi que, pelo valor e qualidade delas, justificariam uma postagem exclusiva. Por enquanto, também posso considerar essa uma série completa, mesmo que não por muito tempo.
Além da Neca, a Sideshow também expandiu o universo Tomb Raider com novas figuras inspiradas em Legend. A primeira figura anunciada era no formato prêmio, que na verdade, pode ser considerada uma estatueta de quase 50cm de altura, bastante detalhada e com vestimentas de tecido. A figura acabou recebendo diversos atrasos, e antes mesmo de sair a Sideshow anunciou uma segunda figura, de 12 polegadas. Essa figura de 12" vinha vestida com a roupa Winter, mas acompanhava peças de roupas extras para que pudesse ser exposta com os trajes Legend ou Winter no Coat. As duas figuras tiveram duas edições, uma normal e uma exclusiva que acompanhava uma Excalibur. Todas são tiragens limitadas e esgotaram-se quando ainda estavam em pré-venda. Os preços, normalmente, são exorbitantes.
Quando eu escrevi este textículo para a comunidade, tudo que se sabia do futuro da licença com a Sideshow era de que novidades estavam por vir. Lembro de ter especulado que poderia ser um busto, o que infelizmente não ocorreu, mas em seu lugar recebemos a maravilhosa Snow Day: uma estatueta na mesma escala que a de TRL, mas inspirada em Underworld.

Hoje também existe a expectativa para o lançamento da nova Premium Format, simplesmente intitulada de The Lara Croft. Assim como foi a primeira, já sofreu diversos atrasos e a mais recente data de lançamento é abril de 2012, quem sabe agora vai...

Premium Format Lara Croft
Sideshow Ex (500 peças)
12" Lara Croft
Sideshow Ex (750 peças)
Comiquette Snow Day
(1000 peças)

Nevada Desert

domingo, 26 de fevereiro de 2012

Temple Ruins

Chegaram os prêmios da competição!

Esta postagem vem com um atraso, mas não queria fazê-la com a promessa de que uma foto iria surgir eventualmente. No dia 14 de fevereiro, exatamente no dia do aniversário de Lara Croft, eu retirei numa agência local de logística o prêmio que recebi da Crystal Dynamics, por conta de uma competição nos fóruns oficiais.


Para minha surpresa, o pessoal da Crystal incluiu outros itens dentro do pacote. Além da camiseta, cartão e pôster da celebração do 15º aniversário, também recebi uma cópia do livreto promocional The Art of Tomb Raider Underworld e também uma faceplate de Legend para o Xbox 360. Na verdade, eu já possuia todos estes itens, mas ter sido um dos vencedores na competição foi uma surpresa por si. Receber um pacote da Crystal, então, dispensa palavras.

Parte das competições atuais na comunidade envolve os vencedores enviando fotos para uma montagem bem bacana: a cada nova competição encerrada, novas fotos são penduradas no armário de Lara Croft. Abaixo você confere a montagem com os vencedores até o momento, ou através deste link.

Jungle

sábado, 25 de fevereiro de 2012

Lara's Home

Tomb Raider III: Adventures of Lara Croft

Adventures of Lara Croft foi onde a série começou a tropeçar, ao menos para mim. Não tenho dúvidas de que é o favorito de muitos fãs, mas eu lembro do tortuoso sofrimento que era jogar as fases de Londres, por exemplo, junto com um amigo em seu PlayStation. As fases eram escuras demais, absurdamente longas e a quantidade de idas e vindas em função de chaves, botões, alavancas e portas era, honestamente, ridícula. Em contrapartida, sempre tive um ponto fraco pelas fases no deserto de Nevada, talvez porque estejam diretamente ligadas a uma das teorias da conspiração mais conhecidas do mundo, não sei.

Lembro de que os desenvolvedores da Core Design disseram em uma entrevista que este jogo poderia muito bem ser chamado "Tomb Raider 2.5," e de certa forma não deixa de ser verdade. Ele pega a base de TR2 e a eleva em escala e dificuldade. Lara recebe novos movimentos, encontra novos veículos, e os ambientes possuem um sistema de iluminação mais dinâmico — o que nem sempre funciona à favor do jogo, vide exemplo supracitado da escuridão de Londres.

A história gira em torno de artefatos provenientes de um meteorito que caiu no planeta milênios atrás, e que podem viabilizar a mutação genética da raça humana. Enquanto busca um dos artefatos na Índia, Lara encontra um cientista — Dr. Willard — que a informa sobre a existência dos demais artefatos. Após aceitar a oferta de Willard, Lara se infiltra na lendária Área 51, descobre segredos de uma empresária em Londres, mistérios aborígines na Polinésia e, por fim, sua expedição culmina na Antártida, no ponto de impacto do meteoro.

O título chegou aos mercados em 1998, com versões para computador e PlayStation, novamente sob contrato de exclusividade com a Sony. É o primeiro, e único, jogo da série a permitir que o jogador escolha a ordem dos atos. A ordem listada acima é a mais comum pois, ao chegar em Nevada, Lara perde todo seu inventário, e desta forma ela ainda possui dois atos para se reequipar antes do final.

Telas de loading de TR2

Assim como fiz quando as postagens das fases de Atlantean Scion e Unfinished Business acabaram, vem a calhar postar as telas de loading de Dagger of Xian, presentes apenas na versão para PlayStation. Infelizmente não sei dizer se são todas as imagens, mas acredito (e espero) que sim.






Pensamentos pós The Golden Mask

Dos três pacotes de expansão, The Golden Mask talvez continue sendo o meu menos favorito. Não sei dizer o porquê, afinal novamente me diverti bastante com os níveis que ele traz. Eu acredito que a ausência de uma narrativa propriamente dita torna tudo um pouco trivial, mas existe uma fluidez de um ambiente para o outro — com a exceção óbvia de Nightmare in Vegas, e talvez justamente por isso ela tenha sido inclusa como uma fase bônus.

Não lembro se foi no fórum oficial da Eidos ou outro dos tantos fóruns que existem por aí, mas o próprio Philip Campbell (designer das expansões) uma vez havia feito uma postagem sobre o intuito deste nível. Como diz o título, sua concepção é de que seria um pesadelo no sentido mais literal da palavra, então o nível seria todo em preto e branco e Lara estaria utilizando um modelito único, uma variante do robe azul de Dagger of Xian na verdade. Eu tenho uma imagem dessa roupa salva em algum lugar por aqui, vou procurar e assim que encontrar, edito. (Nota mental: parar com esse mau hábito).
Ainda sobre o jogo em si, em diversos momentos eu senti a mesma atmosfera densa de Atlantean Scion: muitas das vezes os sons de fundo (já presentes em sua forma reciclada no TR2) eram acompanhados do que pareciam ser versões de qualidade maior das texturas do jogo original, portanto a sensação de nostalgia se renovava a cada novo ambiente explorado. Isso sem falar nos lobos e ursos, adaptado para uma versão polar, que retornam e reforçam esse sentimento.

Em minha frente, agora, tenho Adventures of Lara Croft. Pretendia iniciá-lo ainda hoje, mas como recebi ontem minha cópia de Final Fantasy XIII-2, não sei se vou conseguir me desprender.

[Atualizado em 17/02/2019.]

Nightmare in Vegas

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012