quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Esporo

Spore corresponde ao primeiro arco da segunda leva de histórias em quadrinhos da Dark Horse, publicada ao longo de seis edições como aparenta ser o padrão da editora. A história supostamente é cânone e é situada após os eventos de Rise of the Tomb Raider.

A história em si gira em torno de um suposto cogumelo da imortalidade, que somente cresce em cavernas de uma região rural da China. Por sua experiência com imortalidade, Lara é procurada pelo assistente de um professor de paleoetnobotânica mas recusa a oferta. Poucas horas depois desse contato, Lara descobre que o assistente foi morto e decide ouvir o que o professor tem a dizer.

O bacana da história é que, através de Reyes, Lara conhece uma treinadora de artes marciais que está ficando cega, e ela ensina Lara a absorver informações dos arredores através da audição. Usando essa técnica, Lara sempre ganha vantagem no decorrer da história, e de certa forma podemos dizer que é uma interpretação do instinto de sobrevivência que temos nos jogos.

A entidade que faz oposição nessa história se autodenomina a Cavalaria do Esporo, que deseja o cogumelo para propagar sua imortalidade. Lara observa que todos os membros aparentam portar uma doença, mas esse ponto nunca é esclarecido. Nenhum deles tem um nome próprio, também.

Eles sequestram o professor, mas falham em adquirir o cogumelo. Enquanto Lara descobre a localização dos cogumelos e parte ao resgate do professor, Jonah é capturado e os cavaleiros exigem o professor e o cogumelo como resgate. A negociação vai por água abaixo quando o professor foge com o cogumelo, forçando Lara a improvisar um plano alternativo para salvar Jonah.

Rastreando o professor, Lara e Jonah o encontram morto no quarto de um hotel. Ele havia tentado destilar o cogumelo, o que causou sua morte quase instantaneamente. O vôo para casa somente partiria no dia seguinte, então Jonah sugere um passeio de escalada para descansar. O (supostamente) último dos cavaleiros os rastreia e engaja em combate corporal com Lara, mas Jonah o mata com um disparo na cabeça antes que seja tarde demais.

No aeroporto, Jonah revela para Lara que a universidade deu um retorno sobre o professor, dizendo que ele estava morrendo para um câncer no fígado, então questiona se sequer haviam encontrado o suposto cogumelo da imortalidade. Lara relembra uma conversa com o guia que os levou até a caverna, na qual ele mencionou que os cogumelos poderiam ser venenosos se colhidos na época errada. Talvez o professor não estivesse ciente disso...